Bitcoin Cotação

domingo, 7 de setembro de 2025

Fim do blog

 

Depois de muito postergar, decidi encerrar o blog, não vejo sentido em continuar. A ideia inicial era falar sobre finanças inspirado no blogue do Pobretão e tantos outros da finasfera. Como não estou aportando, atualizando a carteira e nada relacionado ao assunto, acredito que não convém continuar. 

Pensei em ir para outra plataforma como Youtube, mas refleti que se não mantenho nem um simples blogue, quem dirá um canal para vídeos que necessita de edição e periodicidade menos espaçada. Estava só usando para desabafar, mas vi que não compensa, tem coisas que é melhor deixar reservado e tem outras formas de se ter um diário pessoal sem me expor mesmo que para estranhos. Tem ideias que podem até contaminar os outros, aquele lance de negatividade ou algo assim.

Venho há algum tempo amadurecendo a ideia de abandonar coisas, atividade e pessoas que não agregam nada em minha vida, e o blogue é uma delas. Isso aqui não agrega nada para mim. Também acredito que não agregue nada na vida de ninguém. 

Não falo que é definitivo, pois sei que posso me arrepender, ou posso voltar daqui alguns meses ou anos como estava antes, ou posso fazer outra página com o mesmo assunto e outro personagem ou sobre algo diferente, mas ao menos decidi vir dar alguma satisfação para quem acompanha. Penso ser melhor assim do que ficar naquela situação de hiatos infinitos (igual ao Togashi rsrs). E não, não é click bait. Melhor do que sumir e pensarem que me churrasquei kkkkkk

Imaginava que o último post fosse o do milhão, mas não vai rolar. Não vou deletar a página, deixarei para quem quiser ler as antigas atualizações, os últimos rankings e os relatos. Tem mais de 100 posts inacabados, alguns datados e outros que bastaria fazer algumas alterações, mas vão ficar sem finalização. 

Agradeço a comunidade da finasfera por ter me inspirado a ver finanças de um jeito diferente e ver o quão necessário são projetos de vida. Até gostaria de falar especialmente sobre algumas pessoas, porém estamos no Brasil e aqui impera o teatro de vaidades e politicagem e vai que esqueço de alguém.

Abraços e espero que tudo de certo para vocês.





sábado, 6 de setembro de 2025

#61 [REFLEXÃO] Aportando R$ 100,00 mensais em Bitcoin todo mês

Isso aqui não é uma recomendação de compra, apenas uma simulação para ilustrar como determinadas falácias estão erradas, principalmente quando dita por leigos.

Sempre escuto alguém falando que não compensa colocar dinheiro em Bitcoin porque ele não vai te deixar milionário como antigamente, ou que a oportunidade já passou, ou que compensa mais colocar dinheiro em uma moeda nova (nesse ponto não discordo totalmente), ou alguém se lamentando por não ter comprado quando o Daniel Fraga recomendou no canal dele há anos atrás. Quem fala isso geralmente nunca colocou um centavo em renda variável, ou pior, nunca aportou dinheiro em Renda Fixa ou estudou sobre qualquer tipo de ativos, nem de forma básica.

Na planilha, a guia em amarelo é a abertura, caso você comprasse somente na "abertura" (o mercado é 24/7 rsrs, deve ser após às 23h59), somente como um padrão do momento de comparação para ilustrar o exemplo, não usei as mínimas ou as máxima do período para não exagerar. O melhor, imagine fosse certeiro e comprasse na mínima do dia, conseguiria comprar muito mais satoshis (guia azul) e consequentemente, um valor maior na carteira.

As pessoas esquecem ou desconhecem a importância de fazer preço médio na compra de ativos. Na antepenúltima guia(Var%) temos a variação.

Mostre-me algum ativo (que não seja cripto especulativa da moda) que tenha se sustentado com crescimento por médio/longo prazo e tenha rendido tanto quanto o Biticoin? Ficaria rico? Não! Mas não perderia o poder de compra e o melhor, teria uma ótima reserva para imprevistos

Você começando a aportar agora, é certeza que daqui há 4 anos terá uma valorização de mais de 300%? Não, e alerto que dependendo do cenário, uma forte queda poderia empatar ou deixar sua grana desvalorizada em caso de forte queda. Por qual motivo falo isso? Como alerta, pois crescimento passado não é sinônimo de crescimento futuro para um ativo.

Esse post é apenas um exemplo para desmistificar as falácias de rede social, já que brasileiro gosta de arrotar certeza em tudo e são especialistas em diversos assuntos.

Caso tenha algo que julgue errado, só escrever nos comentários.