Bitcoin Cotação

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

#21.2 [RELATO] Erro e Omissão



Esse ano me superei na arte da burrice, cometi mais erros do que em anos anteriores... Calma que irei explicar.

Eu deveria ter feito a declaração de imposto de renda em 2018, pois como comprei ações e fiis em 2017, mesmo sendo isento pela minha faixa salarial, independentemente do valor que se tem na bolsa todos tem de declarar, seja isento ou não, procrastinei, depois presumi que não poderia dar em nada e deixei para lá, mas o problema maior é que como funcionário público eu sou obrigado a entregar uma declaração de bens ao RH do órgão em que estou lotado, como eu não havia entregue a declaração e "planejei" fazer atrasado fui deixando para lá, pensei que seria melhor entregar atrasado do que deixar como isento, ocorresse alguma auditoria externa no Recursos Humanos e ao averiguarem minha ficha ter conflito de informações. 

Agora vi a gravidade do que eu fiz, acredito que com a Receita não terei nenhum problema, a não ser que eles batam nas portas das exchanges que eu fiz compras e eu não declare, mesmo que futuramente o que comprei (claro que vou declarar), a maior pedra no sapato é a não entrega da declaração de bens.

" § 3º Será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa."

Corro o risco de ser demitido se constatarem isso, tem uma colega minha que diz que há anos não entrega essa declaração, mesmo ela fazendo IR, mas sabem como as coisas podem dar merda para o certinho que tenta dar uma de esperto rsrs, já se passaram uns meses do prazo e até agora não veio nenhuma documentação oficial, além do RH sempre estar enrolado com diversas demandas, pode ser que demore um ano, dois, talvez nunca constem que não entreguei, a desse ano pode ser que só em uma batida do órgão regulador no meu local de serviço que isso seja visto. Cogitei ir no Recursos Humanos e conversar com a chefe para tentarem passar o pano, mas como não sei do tramite do papel, pode ser que ele chegue a um ponto em que eles não tenham poder de "esquece-lo" na minha pasta e ficar "tudo certo", pode ser que eu chame a atenção para o meu caso e já abram o processo administrativo, aí fode*.

Por um lado estou apreensivo, por outro vi que algo de bom pode acontecer, pois serei forçado a recomeçar e tomar vergonha na cara para sair da acomodação, da ultima vez que isso aconteceu eu me dei bem, claro que nem tudo se repete. Há uns dois meses eu estava conversando com um colega que é da mesma carreira que a minha, mas está a mais tempo no serviço público, ele me apresentou um ponto de vista interessante, falou sobre até que ponto nós devemos nos apegar aos nossos empregos no Brasil (calma, eu sei da situação de desemprego), porque aqui no país não temos qualidade de vida nem acesso ao básico do  que existem em países de economia forte, somos praticamente escravos, recebemos migalhas e vamos vivendo dia após dia sem realizar aquilo que realmente queremos  e se não seria melhor arriscar e buscar novas oportunidades, ele expôs alguns planos dele que estavam engavetados, aí eu percebi que em todos esses anos eu fui saindo do trilho que eu queria seguir e hoje sou um batedor de carimbo que convive com gente louca no setor público.

Para a cereja do bolo, o senhor presidentO Michel Temer promulgou um decreto que prevê terceirização no setor público, kkkk, claro que não será a farra do boi como imaginarão mas já abriu mais a portinha, pois já havia terceirizados para diversas atividades no setor público ele aumentou o raio de atuação. 

Continuarei aportando, se der merda terei uma granhinha para recomeçar, pois assim que ver que posso ser punido pedirei exoneração e acredito assim me livrar de ser demitido a bem do serviço público, o que me impossibilitaria de prestar certames no âmbito do estado de São Paulo para sempre (como se eu tivesse capacidade de passar em algo mais kkkk), não pretenderei contratar advogado e gastar dinheiro em um processo desfavorável. Ocorrendo a demissão sei que serei pressionado pela minha familia a procurar qualquer emprego, espero que a economia melhore ou que eu consiga por em prática o plano B (top secret).
Darwin Awards para mim, palmas senhores kkkk 

Será que me tornarei mais um dos milhões de desempregado? Bem feito para mim, agora ficarei com o c* na mão por burrice e preguiça minha...

2 comentários:

  1. Você só seria demitido se o seu órgão solicitasse a declaração e vc se recusasse a entregar, ou preenchesse uma declaração falsa (omitindo patrimônio, por exemplo).

    Quando se está respondendo um PAD, não é possível solicitar exoneração antes da conclusão do Processo:

    Art. 172. O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

    Mas não precisa esse temor todo, cara. Isso beira esquizofrenia paranoide.

    Se acontecer de o RH solicitar a declaração de bens ainda esse ano, basta vc fazer a sua declaração atrasada pra Receita, pagar a multinha (R$ 165,74 no caso de quem não tem imposto devido a pagar) e entregar pro RH. Simples assim.

    ResponderExcluir