Bitcoin Cotação

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

#49 [ATUALIZAÇÃO] Morando Sozinho


 

Enfim, morando sozinho...


Em 15 de julho de 2018 fiz uma postagem sobre morar sozinho (tem essa outra aqui de 30 de agosto de 2020), desde o primeiro texto se passaram 1649 dias, ou 235 semanas e 5 dias, ou 4 anos 6 meses e 4 dias. Protelei por muito tempo. O lado bom é que deu para levantar uma grana, comprar coisas que queria e ter dinheiro para fazer algumas viagens e conhecer outras realidades.


Essa postagem demorou pois fiz a mudança no fim de semana passado e como estou trabalhando ainda tenho coisas para retirar das caixas, faltava montar o armário da cozinha, mas após vencer a preguiça e o cérebro pegar no tranco, consegui. Quebrei uma peça do  guarda-roupa (antiguinho e meio derrubado) e perdi os parafusos, devem estar em alguma caixa. Sinceramente, não sei onde coloquei. Não teria como retirá-lo do meu antigo quarto sem desmontar, e facilitou na mudança.


Decidir ir aos trancos e barrancos mesmo, por dois motivos, um seria aproveitar que estava com coragem e vergonha na cara, caso fosse planejar bem planejado, fazendo tudo certinho e esperando meses, o medo poderia voltar e eu ficar na zona de conforto. Outro motivo foi por não me sentir bem na casa em que vivia com minha mãe e irmãos. Vi que não tinha espaço para mim e sentia-me sufocado no lugar, além de não ter espaço para minhas coisas(tinham objetos meus sem espaço na garagem e meu espaço estava muito limitado ao quarto). Tem questão de horários e vizinhos barulhentos (região com muita gente jovem que não respeita terceiros, cheguei a conclusão que quem escuta funk, sertanojo universiOtário e forró não tem educação). Sei que tem leitores que gostam, respeito, porém não consigo conviver com gente que não sabe delimitar o próprio impacto diante de outras pessoas.


Sei que a situação política do país é ruim, tensa e está um clima estranho, mas se for para cair, que seja jogando querendo vencer, correndo risco. Caso dê errado, pelo menos não ficarei com  frustração do "e se..." pela vida inteira. Quero ter uma liberdade que nunca tive e mudar de vez.


Foi legal fazer compras, cozinhar e resolver os BOs de adulto. Instalei chuveiro (na casa da minha mãe eu trocava a resistência como qualquer Zé Mané), "consertei" um eletrodoméstico que queimei colocando no 220v (burrice minha, por sorte era só o fusível). Parecem coisas bobas para um marmanjo de mais de 30 anos rsrs, mas é engraçado. Minha comida está uma porcaria.


Dos móveis tenho guarda-roupas, escrivaninha e cadeiras. Comprei um microondas, uma geladeira e o armário de cozinha. Cama eu não comprei, estou usando um colchonete "emprestado". Também adquiri uns pratos e talheres e ganhei algumas coisas da minha mãe.


É bom ter um espaço para nós. Bom ter liberdade. Claro que falta arrumar a bagunça, e fazer uns ajustes.


Faltou elencar um motivo para eu vir morar sozinho que é procurar ser um adulto funcional, ter liberdade e procurar cuidar de mim mesmo. Deixar de ser um Jorge de Quarto (gíria dos JPBFs sobre homens que vivem enfurnados no quarto de casa) Minha mãe me deixou muito preso desde criança e na fase adulta deu para perceber que ela está com a mente poluída pela programação da TV e fica preocupada com qualquer merda relacionada a violência. Sei que o mundo não é colorido e feliz, mas não dá para ficar paranoico. Passei e vi muitas coisas relacionadas a violência urbana por causa de trabalhos e sei como o Brasil é um lugar hostil.  Acho que não tem como eu viver assim, e até para ela acostumar tem de cortar o "cordão".


Demorei para tomar a decisão pois estava conversando com uma vendedora de um empreendimento imobiliário, supostamente envolvendo o programa do governo Casa Verde e Amarela, visando financiar imóvel. As condições eram favoráveis até demais, a moça até disse que conseguiria um Uber de Cooperativa para eu conversar com ela e fazer negócio. Não fui no dia, combinei de ir no seguinte. Chegando lá com quase meia hora de antecedência, decidi fazer uma pesquisa sobre a empresa (construtora), só vi qual era quando estava lá. Observei diversas reclamações como atrasos, demoras de até dois anos para entregar imóvel, obras paradas e adicionais de valores indevidos ao futuro proprietário, péssimo serviço pós-venda. Refleti e decidi ir embora sem antes encontrar a vendedora. Pode me chamar de fresco, apenas estou mais ponderado onde vou colocar dinheiro ou comprometer minha renda.


Talvez você se pergunte o porquê eu não liquido o dinheiro aportado e não dou entrada em um imóvel? A questão é que os preços são absurdos e a qualidade muito baixa (além de problemas como morar em regiões que se degradam, vizinhança ruim e etc.). O futuro do Brasil também não é animador. Prefiro ter dinheiro em caixa, e liquidar imóvel para levantar grana em momento de crise é algo ruim e até difícil. Não que eu vá embora do Brasil (na real o mundo todo está um caos), só não quero queimar bala com algo que não compense o esforço. 


Quanto ao serviço, está tudo bem. Aguardamos mudanças por causa de alterações na política do estado. 2022 foi um ano muito desgastante. 


  • Hoje não, hoje não, hoje sim




O lado amoroso... Triste como sempre... Tem uma moça de quem gosto e deixei claras minhas intenções (acho que já escrevi sobre). Ela com algumas ressalvas tem o perfil ideal para mim, e segundo essa mulher, eu tenho o dela, mas ela nunca dá certeza de nada. Deve estar me enrolando até ver se aparece alguém melhor, caso não apareça, talvez ela me dê uma chance. Sinceramente, não é algo que possa admitir, acredito que tenho o meu valor (sou feio e tenho minhas limitações, mas tenho qualidades).


Ela tem péssimos problemas de comunicação.


O pior é que eu estava quietinho na minha, sem esperança e feliz, acostumando-me com a solidão, e ela apareceu na minha vida. Gosto de conversar com ela, mesmo as vezes sendo chata como toda mulher. 


Acho que me iludi, vai ver ela nunca quis nada comigo e fiquei criando possibilidades. 



  • VIVO me fvdendo



O problema que tenho no momento é colocar acesso para o serviço de internet no imóvel, vi que havia disponibilidade na área e fiz a transferência de titularidade, mas a empresa está me dando um pvta trabalho (empresa Vivo). Já existe cabeamento do inquilino anterior no local, praticamente é só liberarem no poste ou sabe-se lá onde. O rapaz do suporte técnico foi na minha casa, deu uma desculpa, foi embora e não voltou. Remarquei a visita para outro dia (sexta-feira), e não vieram. Busquei outra empresa (aparentemente de confiança, descartei as com má reputação), mas não poderiam fazer o serviço no dia seguinte. 


Reclamei com a Vivo e me informaram que o suporte iria sábado, e adivinhe? Não vieram. Ligaram para mim no mesmo dia e disseram para verificar quando eu poderia receber o técnico, disse que se possível dia 25 de janeiro, o que foi acordado, pois segunda e terça estou no trabalho. Chega segunda e o rapaz do suporte me manda mensagem perguntando se eu poderia recebê-lo (Ué? E o que foi acordado?), respondi que não. 


Hoje cedo (terça-feira, dia 24) a IA mandou  mensagem para confirmar a visita do dia 25, e confirmei. Estranhamente, horas depois, recebi uma ligação de uma atendente dizendo que não poderiam fazer o serviço no dia 25, porque não teria como me agendar. Respondi que não posso ficar a disposição deles sempre, por ter de trabalhar e moro sozinho. Lembrando que fiquei no mínimo quatro dias a disposição do prestador de serviço.


Caso a outra empresa fizesse o serviço no sábado ou nessa quarta, eu já teria trocado. Alguns vão achar que é frescura, mas sejamos sinceros, você está pagando e faz sua parte como cliente (ficar a disposição da empresa até por mais do que um dia), a questão é que eles não fazem a parte que lhes cabia. Eu ainda fui muito paciente. O problema é que no Brasil estão muito acostumados com serviço porco e as empresas continuam a tripudiar em cima de clientes.


Após ver outras reclamações, cheguei a conclusão que a Vivo ou a terceirizada só se preocupam em aumentar o número de assinantes, não tendo zelo nenhum com os antigos. Não há comunicação clara entre a contratada terceirizada e a contratante, a primeira praticamente faz o que quer e o cliente tem de estar a disposição deles. Os funcionários também não ajudam, péssima postura profissional (isso vi em outras reclamações).


Considerações finais:


Agora sou eu, sozinho...

Veremos como será o futuro. Bostil se tornará a Venezuela? Não sei. Como estará o Pobretão? Conseguiu a IF?

19 comentários:

  1. Fez muito bem em não comprar o imóvel. Empresa sem histórico de problemas já pode gerar dor de cabeça, imagine uma com histórico de problemas.

    O Brasil não irá virar mais uma Venezuela.
    Ele estava virando com o mentiroso da república. Senão vejamos: Executivo cheio de militares = tem na Venezuela;
    Legislativo comprado (8 bilhões no orçamento secreto) = tem na Venezuela;
    Judiciário comprado = tem na Venezuela (suprema corte cheia de juiz a favor do presidente, exatamente o que o minto faria);
    Enfim, o lula não eh santo, mas com certeza mil vezes melhor do que o minto.

    109 mil em uma padaria em um dia no cartão corporativo?
    100 mil em motociata?
    Caiu a máscara do "honesto".

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulinha dando dinheiro pra Cuba e Argentina kkkkkkkkkkkkkkkkk milhões e milhões

      Excluir
    2. https://veja.abril.com.br/politica/lula-defende-emprestimos-a-paises-que-deram-calote-de-r-52-bi-no-brasil/

      Excluir
    3. https://www.youtube.com/watch?v=tkvhthlQ2VA

      Excluir
  2. Parabéns pela conquista de morar sozinho, Carinha!
    Agora você vai entender porque o seu pai, Julius, tinha 2 empregos e sabia de cor e salteado o custo de todas as coisas!

    Brincadeiras à parte, você vai aos poucos ajustando sua rotina e os seus gastos à sua nova situação. Vai dar tudo certo.

    Pelo teor do seu post, acho que você entende do assunto, mas segue aqui um post que escrevi sobre que ferramentas ter em casa para morar sozinho:

    https://magoeconomista.blogspot.com/2022/10/quais-as-ferramentas-minimas.html?m=1

    Sobre a política, só digo uma coisa: que Deus proteja o Brasil. Cabe a cada um de nós cuidarmos de nossas famílias. Mantenha um bom contato com seus familiares mais próximos, ainda mais nessa mudança de fase que você está passando agora.

    Sobre essas empresas provedoras de internet: também passei um perrengue com a minha quando me mudei da casa de meus pais. Isso faz 5 anos... nada mudou, pelo visto!

    Quanto ao Pobretão: torço para que ele esteja bem, que tenha se tornado uma pessoa menos amargurada e que tenha atingido, se não a IF, ao menos uma Tranquilidade Financeira (TF). E tomara que ele esteja num trabalho mais tranquilo. Será que um dia ele volta pra finansfera? Seria muito legal ver ele postando novamente!

    ResponderExcluir
  3. Rapaiz, eu vejo esses posts assim e lembro de mim mesmo há 5-7 anos atrás.

    Eu acredito que tem uma geração "perdida" aí que foi criado sem pai, "mimado pela mãe" que vive enfurnado no quarto. São poucos os que conseguem se salvar desse buraco. Eu fui um desses sortudos.

    o perfil é sempre o mesmo: O cara tem um sub-emprego, joga video game, bate uma punheta,um teto e comida na mesa.

    Pela situação "confortável" que ele vive tendo todas suas necessidades atendidas, ele não sente ambição de sair desse buraco e nem consegue ver o buraco em que ele está. E assim a vida vai passando e as consequências só são vistas depois que passa dos 30. Sem família, sem um caminho, sem patrimônio.

    É muito bacana ver que você ta tentando sair disso, agradeça a Deus por dar para você esse discernimento, são poucos os que escapam. Eu atrasei muito minha vida adulta pela forma que vivi minha adolescência, tive que reaprender a viver e sofri bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é mais perdido que cego em tiroteio. Cada hora fala uma coisa e desmente o que havia dito.
      Você não saiu do buraco. Acorda rapaz.

      Excluir
    2. Tá, aí você vai ter que me explicar qual buraco em que estou?

      Patrimônio sólido. Trabalho significativo e bem remunerado. Casado. Casa Top. Pegando 80tinha no supino. Líder de uma comunidade na minha cidade. Sem vícios. Feliz pra cacete e querendo mais.

      Será que essa vida minha atual se compara ao cara: enfurnado no quarto da mãe, viciado em vídeo game e pornografia, anti-social e recebendo pensão do pai de 7 anos atrás?

      Você confundiu eu mudar de opinião sobre onde invisto minha grana com buraco na vida.

      Excluir
    3. No buraco de se achar melhor o suficiente pra dar palpite na vida alheia, como se você fosse desenvolvido o suficiente pra isso. Mentalmente não é.
      Você nunca demonstrou constância e nem certeza suficiente no que faz, a não ser que seu blog seja uma mentira.
      As pessoas não são iguais. Nem todo mundo teve as oportunidades que você teve ou tem e isso é um fato.
      E mesmo com várias cartas na mão, você mal sabe o que fazer com elas.
      Você quer ajudar alguém ou contar vantagem sobre as coisas que tem ou conseguiu?
      Não é você que estava se viciando em apostas?
      Que não sabia o que fazer com a namorada que mal tinha contato?
      Olha no espelho rapaz. Se você não tivesse uma base pronta provavelmente estaria tão fodido quanto outros que você julga fracassados.

      Excluir
    4. Isso cara, meu blog está lá contando toda a minha trajetória, e você mesmo sabe do buraco de onde eu vim. Graças a Deus estou completando 3 anos de relacionamento firme e 1 ano de casado. Totalmente desintoxicado dos meus malditos vicios que por tanto me perseguiram. Vida andando cara. Evoluindo.

      Então quando eu vi o post do amigo dizendo que estava buscando a mesma caminhada eu fiquei feliz por ele. Porque sei exatamente oque é isso, e sei o quanto é dificil de sair desse limbo.

      Mudo de opinião pra cacete mesmo, mas não tem como olhar minha vida e não dizer que eu sai de um buraco.

      Excluir
  4. Carinha,

    Que bom que conseguiu pular fora dessa furada com a construtora, é o que sempre falo para os meus colegas: quando você vai fazer um negócio grande todo cuidado é pouco e não devemos ter medo ou vergonha de perguntar ou pedir um tempo para pensar.

    Sobre essa moça eu senti uma pontada no peito quando li seu relato, parece com meu passado de quase sete anos atrás, naquela época conhecia mulher que considerava ser a mais perfeita para a minha vida, como um bom jovem sem experiência acabei me iludindo com alguém que nunca quis nada comigo, hoje vejo que nunca tive chances com ela e que a única coisa que fiz foi papel de trouxa.

    Espero que encontre nela alguém que possa reconhecer o valor que você tem. Vendo seus posts eu sei que é um cara do bem e que quer apenas ser feliz.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para atualizar o que escrevi meses atrás, na real, ficarei sozinho. Eatou bem sem ninguém e é melhor continuar.

      Infelizmente eu queria ter continuado sem esperanças e vivendo minha vida, mas na real, o problema foi ela aparecer e me dar esperanças.

      Excluir
  5. Grande Carinha! Belo poste!!! De início passei dificuldade mas hoje estou acostumado a morar só, mesmo com a dor da solidão batendo a sua porta e não ter quem te ama próximo de você. Um abraço e tamo junto para tudo, nobre amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Funça, senti a dor de morar sozinho semanas atrás, pois supostamente peguei COV1D e fiquei mal demais. Talvez tenha sido virose. Queria ter uma namorada para cuidar de mim naquele momento.

      Excluir
  6. Boa sorte
    Recomendo o cof do Olavo de Carvalho
    Tem até torrent dele

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://manorganizado.wordpress.com/2023/02/05/como-morar-sozinho-2018/

      Excluir
    2. Sempre tive curiosidade de conhecer profundamente a obra do ODC. Tenho apenas pouco conhecimento do que ele fez por pequenos fragmentos que vi nas redes sociais.

      Espero logo mais ver o conteúdo dele na fonte.

      Excluir